O Tempo no Rio

Clima no Rio de Janeiro: dias de calor e chuva previstos para a semana

Sistema Alerta Rio prevê céu claro e temperaturas elevadas até sexta-feira, com pancadas de chuva a partir de sábado

Rio de Janeiro - Reprodução Alerta Rio
Rio de Janeiro - Reprodução Alerta Rio

O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, divulgou a previsão do tempo para a semana na cidade. De acordo com o órgão, o céu estará claro a parcialmente nublado até sexta-feira (24/11), com temperaturas elevadas, podendo chegar aos 39ºC. No entanto, a partir de sábado (25/11), uma frente fria deve provocar pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios.

Principais destaques:

  • Céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas até sexta-feira (24/11)
  • Pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, a partir de sábado (25/11)
  • Temperaturas em declínio acentuado no sábado

Na quarta-feira (22/11) e na quinta-feira (23/11), o céu estará claro a parcialmente nublado sobre a cidade do Rio de Janeiro e não há previsão de chuva. As temperaturas apresentarão gradual elevação, podendo chegar aos 39ºC.

Na sexta-feira (24/11), a aproximação e passagem de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da manhã, acompanhadas de raios. Os ventos estarão moderados a fortes (até 76 km/h). A chuva poderá passar de 6,4mm/15min. As temperaturas apresentarão declínio acentuado, com a máxima chegando aos 30ºC.

No sábado (25/11), após a passagem da frente fria, o transporte de umidade do oceano manterá o céu nublado sobre a cidade, com previsão de chuva fraca a moderada de forma contínua. A chuva poderá passar de 10 mm/h e 50mm/24h.

Recomendações:

  • A população deve ficar atenta à previsão do tempo e tomar os devidos cuidados em caso de chuvas fortes, como evitar áreas alagadas e procurar abrigo em locais seguros.
  • Os motoristas também devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade em caso de chuva