quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroChuvas no Rio de Janeiro: 30 mil moradores são afetados

Chuvas no Rio de Janeiro: 30 mil moradores são afetados

Cerca de 30 mil moradores da comunidade de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram afetados e tiveram suas casas destruídas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14).

O que você precisa saber:

  • Fortes chuvas atingiram o Rio de Janeiro entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14).
  • A Zona Norte foi a região mais atingida.
  • Cerca de 30 mil moradores da comunidade de Acari foram afetados e tiveram suas casas destruídas.
  • Nove pessoas morreram e uma está desaparecida.
  • A prefeitura do Rio declarou situação de emergência.
  • O governo federal anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade.

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro entre a noite deste sábado (13) e madrugada de domingo (14) provocaram diversos transtornos na cidade. Na comunidade de Acari, na Zona Norte, cerca de 30 mil moradores foram afetados e tiveram suas casas destruídas.

Segundo o jornal Voz das Comunidades, dedicado à cobertura nas favelas do Rio e que está no local, as equipes da prefeitura, da Comlurb e da Defesa Civil estão agindo no local para retirar entulhos e realizar a limpeza necessária.

A secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, também está na região e afirmou que a prioridade é atender as famílias afetadas. “Estamos trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores”, disse.

Segundo a prefeitura, houve registro recorde de chuva em Anchieta, onde em 24 horas choveu 259,2 milímetros.

Por volta das 2h40, o Centro de Operações Rio decretou que a cidade entrou no estágio 4 de alerta, o segundo mais alto na escala de riscos.

As chuvas provocaram enchentes, alagamentos, quedas de árvore e deslizamentos em algumas comunidades. Na favela da Formiga, na Tijuca, também Zona Norte do Rio, uma casa desabou.

A Zona Norte foi a região mais atingida. Até o momento, foram confirmadas 11 mortes, sendo três na região, e uma pessoa segue desaparecida.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) declarou situação de emergência na cidade e afirmou que está em contato com o governador Cláudio Castro (PL), que disponibilizou estrutura do governo do Estado.

A previsão é de mais chuvas neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de estágio 4 emitido pelo COR também continua ativo.

Ajuda do Governo Federal

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias