quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroCastro explica megaoperação na Zona Oeste do Rio

Castro explica megaoperação na Zona Oeste do Rio

Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro explicou na manhã desta segunda-feira (15) que a megaoperação deflagrada hoje na Zona Oeste do Rio se baseou no avanço da mancha criminal na região. Ele frisou que não há prazo para o fim do que chamou de “ação integrada”, que prevê o restabelecimento de serviços públicos básicos.

O que aconteceu

Ação integrada: A operação envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Segurança Presente, Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura do Rio e concessionárias de serviços públicos.

Motivo da operação: A decisão se baseou no aumento da mancha criminal e na guerra de facções na região.

Sem prazo para término: Segundo Castro, a ação não tem data para acabar e será permanente enquanto necessária.

Detalhes da operação

Áreas de atuação

Batizada de Ordo, a operação acontece em diversas localidades, incluindo Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e Cesar Maia, abrangendo bairros como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Força-tarefa

Mais de 2 mil homens, 200 viaturas, 40 motos, drones e comando móvel estão sendo utilizados na operação. Equipes das polícias Militar e Civil do Rio estão nas ruas, partindo de diversos pontos para as ações que também englobam a orla e vias do entorno das comunidades.

Declarações de Cláudio Castro

O governador explicou a necessidade da operação devido à guerra pelo controle das comunidades pelo crime organizado. “Estamos vivendo uma situação que nunca tinha acontecido antes. Uma facção enfraquecida está sendo atacada por outra, gerando uma guerra nunca vista na região. Nossa recuperação do território é para que essa guerra acabe e para dar paz aos moradores que não aguentam mais”, afirmou Castro.

Ele destacou a importância da inteligência e investigação prévias para a ação. “As manchas criminais mostram claramente a necessidade dessa operação focada na inteligência.”


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias