quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaCâmara do Rio aprova lei de combate à importunação sexual em estádios

Câmara do Rio aprova lei de combate à importunação sexual em estádios

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em 2ª discussão, o PL 1937/2023, proposto pelo vereador Cesar Maia (PSD), que determina a fixação de placas de caráter permanente com instruções às vítimas de importunação sexual nos estádios de futebol e demais locais onde se realizam atividades desportivas.

A proposta agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

O que você precisa saber

  • PL 1937/2023 visa oferecer segurança e proteção às vítimas de importunação sexual em estádios e locais esportivos.
  • A medida autoriza a confecção de peças publicitárias de divulgação permanente para exposição do conteúdo da lei.
  • Times de futebol devem oferecer cursos de capacitação para seus funcionários e funcionárias sobre como agir nos casos de importunação sexual.

Instruções e Segurança

O projeto determina que os estádios de futebol fixem placas com instruções para identificação do agressor, número para ligação e órgãos de denúncia, além de disponibilizar uma ferramenta de alerta para sinalizar à equipe de segurança e à Polícia Militar a ocorrência da importunação sexual. Seguranças e funcionários estão autorizados a acionar a Polícia Militar em casos de importunação sexual, visando prestar auxílio inicial à vítima e conter o agressor para encaminhá-lo às autoridades policiais competentes.

Reflexão do Autor

O vereador Cesar Maia enfatizou a necessidade de oferecer mais segurança para as mulheres, destacando que o Brasil é o quinto país do mundo no ranking de violência contra a mulher. Ele ressaltou que o projeto visa reconhecer o dever do Poder Público em proteger a integridade física e psicológica das vítimas, garantindo a punição e identificação do agressor.

A medida também prevê a divulgação das instruções por meio do sistema de áudio e das telas de vídeo nos estádios, além de autorizar os times de futebol a oferecer cursos de capacitação para seus funcionários visando prestar instruções sobre como agir nos casos de importunação sexual.

A aprovação desse projeto reflete o compromisso com a segurança e proteção das mulheres em ambientes esportivos, buscando proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os frequentadores.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias