Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que recentemente disse que abriu mão de sua carreira política, confirmou nesta segunda-feira (27) sua pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. A confirmação foi feita através das redes sociais, onde Carlos declarou que ele e a deputada federal Carol de Toni (PL) são os pré-candidatos apoiados pelo ex-presidente no estado.
Santa Catarina é um dos principais redutos eleitorais do bolsonarismo, tendo dado 69,3% dos votos a Jair Bolsonaro no segundo turno presidencial de 2022. Atualmente, o estado é governado por Jorginho Mello (PL), aliado político do ex-presidente, o que fortalece a base política da direita local.
Carlos Bolsonaro anunciou que deixará seu mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em dezembro para se mudar definitivamente para Santa Catarina, onde pretende residir em São José, próxima a Florianópolis. A decisão reforça a estratégia do grupo Bolsonaro de ampliar influência no Sul do país, especialmente no estado catarinense.
A pré-candidatura de Carlos soma-se ao nome de Carol de Toni para tentar conquistar as duas vagas ao Senado no estado, frente a outros concorrentes como o senador Esperidião Amin (PP-SC), aliado do governador Mello. A movimentação política indica um cenário competitivo e possíveis tensões na base bolsonarista local, já que a disputa pelo controle das candidaturas está acirrada.
Com essa estratégia, a família Bolsonaro busca fortalecer sua presença como principal força política da direita em Santa Catarina para as eleições de 2026, ampliando seu espaço no Congresso Nacional.


