Alerj forma Comissão de Combate à Desordem Urbana

Colegiado presidido pelo deputado Alan Lopes vai fiscalizar segurança e ordem pública

A Comissão Especial para Acompanhar as Políticas Públicas de Combate à Desordem Urbana inicia os trabalhos na próxima terça-feira (15/08), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A composição dos membros foi publicada no Diário Oficial, em ato do presidente Rodrigo Bacellar (PL). De acordo com o deputado estadual Alan Lopes (PL), que presidirá o grupo, o principal objetivo será fiscalizar, implacavelmente, os transtornos que o cidadão enfrenta em seu dia a dia, iniciando pela capital fluminense.

Também fazem parte do colegiado os deputados Rodrigo Amorim (PTB), já anunciado como vice-presidente, Filippe Poubel, Índia Armelau, Guilherme Delaroli, todos do PL, e Dionísio Lins (PP).

“A cidade do Rio está caótica, há um descontrole total nas políticas públicas de fiscalização e controle. O cidadão clama pelo básico que a cidade deveria ser capaz de oferecer e nem isso tem sido possível. A Comissão será dura ao apontar os irresponsáveis por este cenário de abandono e indicará medidas eficazes para as soluções que se esperam”, explica o deputado Alan Lopes. 

Para o deputado Filippe Poubel, a desordem atua como combustível de ações criminosas. “Governos omissos no combate à desordem pública contribuem diretamente para o aumento da criminalidade. Essa comissão vai ter trabalho, mas estamos com muita disposição para cobrar ações e respostas das prefeituras”, afirma o parlamentar.

Opinião semelhante compartilha Índia Armelau: “É muita bagunça para ser combatida nas cidades e na administração pública também. A comissão da Alerj vai atuar firme, no que estiver ao seu alcance, para ajudar no restabelecimento da ordem pública”, destaca a deputada.

Na avaliação de Guilherme Delaroli, a Comissão poderá contribuir para melhorar as políticas públicas. “A desordem urbana afeta demais a vida das pessoas de todas as idades. O trabalho da comissão será de muita responsabilidade, para que possamos contribuir na melhoria da qualidade de vida da população no Estado do Rio”, afirma.

A Comissão Especial para Acompanhar as Políticas Públicas de Combate à Desordem Urbana ainda tem como suplentes Otoni de Paula Pai (MDB) e Rafael Nobre (União Brasil). 

Além de fiscalizar a segurança e a ordem urbana da cidade do Rio, o foco também será cobrar ações de governos considerados inoperantes, visando as eleições municipais de 2024. 

Rodrigo Amorim anunciou sua pré-candidatura na disputa pela prefeitura do Rio. Alan Lopes busca se cacifar no PL para ser o vice numa chapa na capital, enquanto Filippe Poubel é o principal nome do partido para a Prefeitura de Maricá.

Alerj forma Comissão de Combate à Desordem Urbana