sábado, junho 7, 2025
22.9 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaSTF tranca processo contra investigada na Operação Zelotes

STF tranca processo contra investigada na Operação Zelotes

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) trancar o processo que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal contra a economista Lytha Battiston Spíndola, ex-secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e ex-assessora da Casa Civil.

A ação é referente às investigações da Operação Zelotes, da Polícia Federal ( PF), que apurou irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Economia que julga recursos contra cobrança de impostos.

O caso chegou ao STF por meio de um recurso protocolado pela defesa da ex-secretária, que foi acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de atuar em favor das empresas na tramitação da MP 471 / 2010 no Congresso Nacional, medida provisória que rendeu benefícios fiscais à montadoras entre 2010 e 2015.

Os advogados alegaram que a denúncia pelo MPF em 2016 Deveri ser trancada porque nove réus que foram acusados ​​do crime de organização criminosa foram absolvidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região das acusações de favorecerem como montadoras, mas Lytha continuou a responder ao processo pelo fato de a denúncia ter sido desmembrada do grupo principal de acusados.

Ao analisar o caso, os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela suspensão do processo por entendem que, diante da absolvição dos demais acusados, a ação deve ser suspensa. Os ministros Edson Fachin e Nunes Marques votaram para manter a tramitação do processo.

Deflagrada em 2015, uma Operação Zelotes investigou uma suposta negociação na edição de três medidas provisórias (MPs) que as beneficiárias e manipulação de julgamentos do Carf.

Outro lado Em nota, os advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay afirmaram que o STF reconheceu que a ex-secretária não cometeu ilícitos.

“A Turma constatou, a exemplo do Tribunal Regional Federal da 1º Região, quão descabida foi a denúncia em relação à Lytha Spíndola. Reconheceu não ter havido ilícito. A decisão consiste em mais uma correção necessária à controversa Operação Zelotes ”, afirmaram.

matéria atualizada às 16 h 16 para acréscimo de informação

Relacionadas

Legendários angária parlamentares da direita e vira culto político

Organização masculina com viés evangélico ganha homenagens oficiais e apoios no Legislativo

Lula cobra seriedade global na COP30

Presidente convoca líderes mundiais a Belém e exige financiamento real contra o colapso climático

Carla Zambelli diz que vai se apresentar à justiça italiana

Deputada bolsonarista afirma que vai se apresentar voluntariamente e denuncia “perseguição política” ao tentar transformar em refúgio uma condenação por crimes digitais

Jair Bolsonaro diz que não vai “lacrar” seu depoimento ao STF

Réu por tentativa de golpe, ex-presidente diz que será “inquisição” e afirma ter “a verdade que o outro lado não tem”

Jair Bolsonaro ficará frente à frente com Alexandre de Moraes no STF

Depoimento do ex-presidente testa resistência do Supremo e expõe bastidores da trama golpista de 2022

STF sela destino de Carla Zambelli, mesmo com fuga para Itália

Deputada bolsonarista perde apoio na Corte e caminha para cassação, prisão e fim do foro privilegiado

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na universidade símbolo do Maio de 68

Na Paris 8, presidente brasileiro exalta a educação como instrumento de emancipação e anuncia universidade indígena

Lula acusa elite por atraso do Brasil

Em Paris, presidente critica papel das elites e diz que país naturalizou a pobreza como destino inevitável

André Mendonça vota para proibir remoção ou suspensão de perfis nas redes sociais

Ministro quer impedir redes de suspenderem perfis mesmo com indícios de robôs ou falsidade, defendendo artigo criticado por Barroso

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online