Senado rejeita indicação de Lula para a Defensoria Pública da União

por 25 de outubro de 2023

Em votação secreta, o Senado Federal rejeitou, nesta quarta-feira (25/10), a indicação de Igor Roque para o cargo de defensor público-geral da União. Roque, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi derrotado por 38 votos contrários e 35 a favor.

A votação foi marcada por uma grande disputa entre os partidos de oposição e os aliados do governo. Os opositores de Roque argumentaram que ele não tinha experiência suficiente para o cargo, enquanto os aliados do governo alegaram que ele era um defensor dos direitos humanos.

A rejeição da indicação de Roque é uma derrota para o governo Lula. Roque era considerado um nome de consenso para o cargo, e sua rejeição pode indicar que o governo terá dificuldades para avançar com suas pautas no Congresso.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Leia Também

Miriam Belchior,

Lula decide que Miriam Belchior comandará a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Secretária-executiva assume a gerência do governo
O presidente Lula durante discurso na cerimônia de Natal na ExpoCatadores, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Foto: Reprodução

Lula diz que vai dar ‘surra’ na extrema-direita em 2026

Presidente diz que confronto eleitoral será