O relator do processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados resolveu mudar o próprio voto. O deputado federal João Leão (PP-BA), na semana passada, votou pela continuidade do processo contra Zambelli. Nesta quarta-feira (9), Leão voltou atrás e votou a favor do arquivamento do caso. Em seguida, o Conselho de Ética aprovou o parecer de Leão e arquivou o processo por 15 votos a 4. Zambelli havia sido acusada de proferir xingamentos contra o deputado Duarte Junior (PSB-MA) durante audiência pública com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em abril. O relator justificou a mudança no voto dizendo que ficou com dúvidas se a deputada xingou ou não o colega. “Se eu ouvisse bem no vídeo o que dizem que senhora disse, eu não estaria com esse parecer aqui”, explicou. O deputado acrescentou que os ânimos da casa estão mais calmos e, por isso, é possível dar uma nova chance a Zambelli. “Vamos dar uma oportunidade à Casa, à deputada Carla Zambelli, e a todos aqueles que estão com problema. Vamos resolver isso republicamente”, concluiu. O único parlamentar que se manifestou após a mudança de voto foi o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). “Não creio que simplesmente a gente, enquanto Conselho de Ética e Decoro, resolva mandar tudo para o arquivo e, com isso, possa criar um novo patamar de civilidade”, argumentou. A deputada Zambelli agradeceu a mudança de voto do relator. “Esse ano todos começaram com ânimos exaltados. Eu comecei com ânimo exaltado e hoje vejo de outra maneira, que a gente pode fazer o debate de ideias sem atacar as pessoas”, afirmou. Zambelli sustentou na sessão anterior do Conselho que falou o palavrão, mas não direcionado ao colega.
Relator muda voto e Conselho de Ética arquiva processo contra Zambelli
Por JR Vital
JR Vitalhttps://diariocarioca.com/
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.
Relacionadas
Para Lula, retorno do Salão do Automóvel é retrato de um país competitivo
Presidente participa da abertura do evento retomado com inovações, foco na transição energética e impulsionado por investimentos de R$ 190 bilhões no setor até 2033
Lula assina 28 decretos de desapropriação em territórios Quilombolas: O fim da espera por Justiça
Ato Inédito no Dia da Consciência Negra é um recordo histórico
Crise do Banco Master: O silêncio da direita e o risco aos servidores
Governadores Ibaneis, Castro e Tarcísio enfrentam escrutínio público após intervenção financeira expor conexões políticas e rombo bilionário em fundos de pensão.
Lula deve escolher mulher para chefiar AGU
Movimento busca mitigar desgaste político após indicação de Jorge Messias ao Supremo; Analize Almeida e Isadora Cartaxo despontam como favoritas no Planalto.
Definido: Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF
Advogado-geral da União é indicado para o Supremo Tribunal Federal em decisão oficializada no Palácio da Alvorada




