Lula manda Donald Trump falar manso: ‘Não adianta ficar gritando’

Presidente Lula
Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, durante discurso em Minas Gerais, as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que não tem medo de suas ameaças. O evento marcou a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex e o anúncio de contratações pela Stellantis. Lula destacou sua postura de não se intimidar com “cara feia” e afirmou que governará com respeito.

Ao abordar a economia brasileira, o presidente garantiu que a inflação diminuirá e que o país continuará gerando empregos. Ele também mencionou as políticas tributária e econômica adotadas, ressaltando que elas beneficiarão toda a população brasileira.

Crítica a Trump e a Política Internacional

Em seu discurso, Lula fez uma referência direta a Trump, afirmando que “não adianta o Trump ficar gritando de lá”. O presidente brasileiro afirmou ter aprendido a não temer ataques e defendeu a necessidade de um tratamento respeitoso nas relações internacionais. Essa crítica vem após as medidas de Trump, como as tarifas de importação sobre aço e etanol, que não são bem vistas pelo governo de Lula.

Lula também se recordou da postura histórica do Brasil em relação aos Estados Unidos, destacando que o Brasil tem um superávit comercial com o país norte-americano. Ele enfatizou que, caso as tarifas de importação de aço e alumínio sejam mantidas, o Brasil tomará medidas retaliatórias, incluindo possíveis taxações em produtos importados dos Estados Unidos.

O Futuro da Economia Brasileira

Em seu discurso, Lula também se comprometeu a continuar gerando empregos e afirmou que a inflação no Brasil irá cair. “Eu quero dizer para vocês em alto e bom som: podem ter certeza, a economia brasileira vai continuar crescendo”, disse. O presidente destacou que a reforma tributária implantada é a maior já feita no país e que trará benefícios para todos os brasileiros.

O Impacto da Inflação

No cenário econômico, a inflação da cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apresentou uma aceleração de 0,79% na primeira quadrissemana de março, comparado aos 0,51% registrados no mês de fevereiro, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).


Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Don't Miss

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Gayer apaga postagem sobre Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre

Deputado exclui publicação após polêmica envolvendo…
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre — Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Alcolumbre pede cassação de Gayer e entra na Justiça

Deputado será processado após fala polêmica…