Antenado

Guilherme Boulos lidera ranking de engajamento entre ministros de Lula nas redes sociais

Levantamento da AM4 Brasil monitorou influência digital de todos os chefes de pasta do governo federal

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Reprodução / Guilherme Boulos / Instagram

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos traz ao governo federal forte engajamento digital. De acordo com um levantamento da consultoria AM4 Brasil Inteligência Digital, o recém-nomeado atinge 42% a mais de interações do que Gleisi Hoffmann, ministra de Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, que foi a segunda colocada no ranking.

O desempenho de Boulos é impulsionado por uma média de 15,8 publicações diárias, a maior entre os ministros analisados. O estudo avaliou a atuação de todos os chefes de pasta do governo nas principais plataformas digitais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e TikTok.

O estudo mostra ainda que os atuais ministros do governo, Alexandre Padilha, chefe da pasta da Saúde, Fernando Haddad, da Fazenda, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, completam o top 5 em engajamento nas redes sociais. Já o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aparece em sétimo lugar.

Na comparação com seu antecessor, Márcio Macêdo, Boulos também se destaca: enquanto o atual ministro ocupa a primeira posição, Macêdo figurava apenas no 20º lugar do ranking.

À frente do ranking de total de seguidores, está Fernando Haddad, que soma o maior número quando consideradas todas as plataformas. Quando isoladas, no entanto, o atual ministro da Fazenda não lidera nenhuma classificação.

Por redes sociais, Boulos é o ministro mais seguido no Instagram e TikTok. No Facebook, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é a primeira colocada. O ministro da Educação, Camilo Santana, lidera o ranking no X.

Enquanto isso, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, ocupa a primeira colocação no Linkedin, embora Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, tenha a liderança em engajamento entre os chefes de gabinete nesta rede social, que é cobiçada por ilustrar forte conexão com o público profissional e político.

“Os ministros mais ativos em publicações no período analisado foram Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira, Margareth Menezes e Silvio Costa Filho. Boulos lidera com 1427 postagens, cerca de 17% a mais que Gleisi, a segunda colocada. Para cada ministro, há menções positivas, negativas e neutras na internet, mas o ranking evidencia maior dinamismo entre perfis políticos e de articulação institucional, enquanto áreas técnicas e setoriais mantêm frequência mais moderada de engajamento”, explica Rebeca Ribeiro, sócia e diretora de conteúdo da AM4 Brasil.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.