O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos traz ao governo federal forte engajamento digital. De acordo com um levantamento da consultoria AM4 Brasil Inteligência Digital, o recém-nomeado atinge 42% a mais de interações do que Gleisi Hoffmann, ministra de Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, que foi a segunda colocada no ranking.
O desempenho de Boulos é impulsionado por uma média de 15,8 publicações diárias, a maior entre os ministros analisados. O estudo avaliou a atuação de todos os chefes de pasta do governo nas principais plataformas digitais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e TikTok.
O estudo mostra ainda que os atuais ministros do governo, Alexandre Padilha, chefe da pasta da Saúde, Fernando Haddad, da Fazenda, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, completam o top 5 em engajamento nas redes sociais. Já o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aparece em sétimo lugar.
Na comparação com seu antecessor, Márcio Macêdo, Boulos também se destaca: enquanto o atual ministro ocupa a primeira posição, Macêdo figurava apenas no 20º lugar do ranking.
À frente do ranking de total de seguidores, está Fernando Haddad, que soma o maior número quando consideradas todas as plataformas. Quando isoladas, no entanto, o atual ministro da Fazenda não lidera nenhuma classificação.
Por redes sociais, Boulos é o ministro mais seguido no Instagram e TikTok. No Facebook, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é a primeira colocada. O ministro da Educação, Camilo Santana, lidera o ranking no X.
Enquanto isso, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, ocupa a primeira colocação no Linkedin, embora Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, tenha a liderança em engajamento entre os chefes de gabinete nesta rede social, que é cobiçada por ilustrar forte conexão com o público profissional e político.
“Os ministros mais ativos em publicações no período analisado foram Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira, Margareth Menezes e Silvio Costa Filho. Boulos lidera com 1427 postagens, cerca de 17% a mais que Gleisi, a segunda colocada. Para cada ministro, há menções positivas, negativas e neutras na internet, mas o ranking evidencia maior dinamismo entre perfis políticos e de articulação institucional, enquanto áreas técnicas e setoriais mantêm frequência mais moderada de engajamento”, explica Rebeca Ribeiro, sócia e diretora de conteúdo da AM4 Brasil.


