Brasília – A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, negou na segunda-feira (23) que será candidata à Presidência da República em 2026.
A declaração veio após a divulgação de uma coluna de Bela Megale, no jornal O Globo, que informou que o partido incluiria seu nome em pesquisas eleitorais.
“Não pedi, não sou e nem pretendo ser candidata. O nome do PT para 2026 é Lula”, escreveu a parlamentar no X, antigo Twitter, em resposta à publicação.
Pesquisa avalia cenários para 2026
De acordo com Bela Megale, o PT encomendou uma pesquisa ao Instituto Paraná Pesquisas para analisar o desempenho de diversos nomes na corrida presidencial.
Além de Gleisi Hoffmann, a avaliação consideraria candidatos da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso reverta sua inelegibilidade, e nomes bolsonaristas, como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.
O Instituto Paraná Pesquisas, frequentemente contratado pelo Partido Liberal, seria o responsável por conduzir o levantamento.
LEIA TAMBÉM
- Gleisi Hoffmann celebra operação da PF contra Bolsonaro
- Denúncias de fraude eleitoral em 2024 levanta suspeitas no Brasil
- Gleisi Hoffmann exige libertação de brasileiros em Gaza
- Gleisi Hoffmann responde a Bolsonaro após entrevista na Record: “Pai da mentira” e “Filho do ódio”
- Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defende Lula após comentários sobre Israel e Gaza
Apoio petista a Lula
Na última semana, outro nome de destaque no PT também reforçou o apoio à reeleição de Lula. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante um encontro com jornalistas que a candidatura do presidente é “natural”.
Haddad, que concorreu à Presidência em 2018, enfatizou que as prioridades do governo agora são a estabilidade econômica e o avanço de pautas essenciais.
Gleisi Hoffmann reitera foco no partido
Gleisi Hoffmann esclareceu que não autorizou sua inclusão em pesquisas e que o foco do PT segue na liderança de Lula. O comentário veio em um momento de debates internos no partido sobre estratégias para as próximas eleições.
Entenda o caso da pesquisa presidencial em 2026
- Quem é Gleisi Hoffmann: Presidente nacional do PT e deputada federal.
- Declaração: Negou intenção de ser candidata e reafirmou apoio a Lula.
- Pesquisa: Encomendada pelo PT ao Instituto Paraná Pesquisas.
- Cenários avaliados: Incluem candidatos da direita e do bolsonarismo.
- Outras declarações: Fernando Haddad também reforçou a candidatura de Lula.