Doideira

Deputado pastor Isidório, um “doido saído da Bahia” quer ir aos EUA falar com Trump sobre tarifas

Deputado da Bahia se oferece para intervir na guerra comercial em discurso na Câmara

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Em discurso na Câmara, deputado Pastor Sargento Isidório diz que: "De Trump eu entendo" e que pretende acabar com a guerra comercial (Reprodução: Câmara dos Deputados)

Brasília – O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) surpreendeu durante sessão na Câmara dos Deputados ao afirmar que deseja ir aos Estados Unidos para conversar com Donald Trump. Ele disse que pode ajudar a acabar com a guerra comercial entre os americanos e a China.

Durante o discurso, Isidório declarou: “De Trump eu entendo. Sou um doido vindo da Bahia e lutando pela paz mundial”. Ele pediu apoio da Comissão de Relações Exteriores para seguir até Washington.

Deputado faz apelo por paz internacional

Na tribuna da Câmara, Isidório criticou o comportamento do ex-presidente americano. Ele comparou as ações de Trump com as de “líderes de facções”.

Segundo ele, o mundo vive sob tensão por causa da postura que classificou como “tirana” do político norte-americano.

Proposta inusitada em tom de apelo

O parlamentar propôs que a Câmara dos Deputados o envie como representante oficial ao país. Para Isidório, uma conversa direta com Trump pode ajudar a reduzir os riscos de novos conflitos.

Ele disse que deseja alertar o ex-presidente sobre as consequências da instabilidade global causada por ações comerciais agressivas.

Fala em inglês marca encerramento

No fim do discurso, Pastor Isidório misturou humor com crítica ao usar a expressão em inglês: “I am crazy made in Bahia”. A frase, que significa “sou um louco feito na Bahia”, arrancou reações dos presentes.

Para ele, o gesto é simbólico de um apelo pela paz, mesmo que inusitado.

Parlamentar reforça crítica à guerra comercial

O deputado afirmou que pretende “orientar Trump a acabar de vez com a tentativa insana de tocar fogo no mundo inteiro”. Para ele, o conflito econômico entre os EUA e a China coloca a paz global em risco.

Ele defende uma abordagem mais diplomática e menos agressiva nas relações entre os países.

Entenda o pedido de Isidório na Câmara

  1. Pastor Isidório se ofereceu para ir aos EUA conversar com Trump.
  2. Ele criticou a guerra comercial entre EUA e China.
  3. O deputado quer apoio da Comissão de Relações Exteriores.
  4. Acusou Trump de comportamento tirano e perigoso.
  5. Terminou o discurso com frase em inglês destacando sua origem baiana.
https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.