quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaDaniel Silveira é preso novamente após descumprir ordem judicial

Daniel Silveira é preso novamente após descumprir ordem judicial

Rio de Janeiro – A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-deputado Daniel Silveira nesta terça-feira (24).

A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que Silveira violou regras da liberdade condicional concedida na última sexta-feira (20).

Segundo a decisão, Silveira não respeitou o horário de recolhimento domiciliar, retornando para casa quatro horas após o limite estabelecido.

A defesa alega que ele foi ao hospital por dores nos rins, mas Moraes rejeitou os argumentos, classificando o ato como descumprimento das condições judiciais.


Regras violadas por Daniel Silveira

O ex-deputado, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito, recebeu liberdade condicional sob várias restrições. Entre elas:

  • Tornozeleira eletrônica.
  • Proibição de contato com investigados em inquérito sobre tentativa de golpe, como Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto.
  • Banimento de redes sociais, entrevistas e eventos públicos.
  • Proibição de posse ou porte de armas e frequência a clubes de tiro.

No entanto, Moraes apontou que, logo no primeiro dia, Silveira descumpriu o horário de recolhimento ao permanecer fora de casa até 2h10 da madrugada, embora o limite fosse 22h.


Defesa alega arbitrariedade

Os advogados de Silveira informaram que ele foi ao hospital devido a fortes dores nos rins e apresentou atestado médico à Justiça. Mesmo assim, Moraes destacou que a suposta saída hospitalar terminou às 0h34, e a violação das condições seguiu até mais tarde.

A defesa classificou a decisão como “arbitrariedade” e reiterou críticas às medidas impostas pelo STF. Em nota anterior, os advogados já haviam descrito as condições como de um “solto-preso”.


Destino de Silveira: Complexo de Gericinó

Após ser localizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Silveira foi encaminhado ao presídio Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Ele cumprirá o restante da pena em regime fechado, somando ainda 5 anos e 9 meses, além de uma multa de R$ 247,1 mil.


Histórico de descumprimentos

Desde fevereiro de 2023, quando iniciou o regime semiaberto, Silveira já havia violado condições judiciais mais de 227 vezes, segundo Moraes. O ministro destacou o “total desrespeito” do ex-parlamentar às leis e ao Judiciário.

Antes da nova prisão, bolsonaristas comemoraram a liberdade condicional nas redes sociais, mas a celebração foi breve.


Entenda o caso: Prisão de Daniel Silveira

  • Crime: Condenado por ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência.
  • Pena: 8 anos e 9 meses de prisão, além de multa de R$ 247,1 mil.
  • Liberdade condicional: Concedida com restrições rigorosas em 20 de dezembro.
  • Violações: Descumprimento de horários, contato com investigados e uso de redes sociais.
  • Defesa: Alegações de problemas de saúde e críticas ao STF.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias