terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaCom Lula, pobreza no Brasil cai pelo 3º ano seguido
Efeito Lula

Com Lula, pobreza no Brasil cai pelo 3º ano seguido

Banco Mundial aponta impacto de políticas do governo Lula na redução da pobreza em 2024

Rio de JaneiroA pobreza no Brasil diminuiu pelo terceiro ano consecutivo em 2024, atingindo 20,9% da população, conforme relatório do Banco Mundial. A queda de 0,8 ponto percentual em relação a 2023 é atribuída a políticas implementadas durante o governo do presidente Lula, como o aumento real de 2% no salário mínimo e a recuperação gradual do mercado de trabalho.

Apesar da inflação nos alimentos, que subiram 7,7% no ano passado, a taxa de pobreza permanece significativamente abaixo dos 48% registrados no início dos anos 2000. O Banco Mundial prevê uma redução adicional para 20,7% em 2025, embora alerte para possíveis limitações fiscais que podem afetar programas sociais como o Bolsa Família.

Desigualdade em queda

O coeficiente de Gini, indicador de desigualdade, caiu de 52,9 em 2021 para 51,6 em 2023, sinalizando uma melhora na distribuição de renda. O trabalho continua sendo a principal fonte de renda, representando 60% para os não pobres e 44% entre os mais pobres.

Importância dos programas sociais

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, beneficiaram 27,9% da população em 2023, contra 25,8% em 2022. Sem esses programas, a taxa de extrema pobreza teria sido de 11,2%, em vez dos 4,4% registrados.

Estimativas para 2025

Para 2025, o Banco Mundial estima uma nova queda na taxa de pobreza, alcançando 20,7%. No entanto, a instituição alerta para a redução dos efeitos de programas sociais diante das limitações fiscais.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias