Expectativa

Com Bolsonaro prestes a ser denunciado, jantar de Lula com STF é adiado

18 de fevereiro de 2025
1 min de leitura
O jantar entre Lula e ministros do STF foi adiado em meio à expectativa de uma denúncia contra Bolsonaro
O jantar entre Lula e ministros do STF foi adiado em meio à expectativa de uma denúncia contra Bolsonaro

Brasília – A iminente apresentação de uma denúncia contra Jair Bolsonaro pela Procuradoria-Geral da República (PGR) levou ao adiamento do jantar entre Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento estava marcado para esta quarta-feira (19), mas não tem nova data prevista.

O encontro já havia sido remarcado antes, quando Lula sofreu uma queda no Palácio da Alvorada no fim de 2023. Desde a retomada das atividades no STF neste ano, tentativas de reagendamento vinham sendo feitas. No entanto, a expectativa de que o procurador-geral Paulo Gonet formalize uma acusação contra Bolsonaro levou ao cancelamento temporário.

Expectativa sobre a denúncia

A PGR pode apresentar a denúncia contra o ex-presidente nos próximos dias. Caso isso ocorra, caberá ao STF decidir se Bolsonaro será considerado réu. A movimentação tem gerado atenção nos bastidores políticos e jurídicos, impactando a agenda de ministros e do governo.

Com a possível formalização da acusação, o jantar perderia o tom institucional e poderia ser interpretado como um encontro em meio a uma crise política, aumentando as especulações sobre o alinhamento entre as autoridades envolvidas.

Eventos anteriores entre Lula e o STF

O jantar seria uma reedição de eventos similares realizados em 2023 e 2024. Em dezembro, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, recebeu nove dos onze ministros da Corte para um jantar em sua residência. Em abril de 2024, um novo encontro aconteceu na casa do decano do tribunal, Gilmar Mendes, com a presença de magistrados e membros do governo, como Ricardo Lewandowski (Justiça) e Jorge Messias (AGU).

Além desses encontros, Lula também promoveu um churrasco no Palácio da Alvorada após o desfile de 7 de Setembro de 2023, em um gesto de aproximação com o STF.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Em 2022, Jair Bolsonaro era o presidente do Brasil enquanto Alexandre de Moraes presidia o TSE. Foto: Antonio Augusto/TSE

Bolsonaro admite risco de prisão e critica Moraes

Ex-presidente alega perseguição em entrevista ao…
Carla Zambelli - © Lula Marques/ Agência Brasil

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 5 anos de prisão

Deputada também perderá mandato e porte…