Pega fogo, cabaré!

Briga no PRTB pode anular candidatura de Pablo Marçal em SP

Pedido foi encaminhado à Justiça Eleitoral

Pablo Marçal em debate na TV Bandeirantes
Pablo Marçal no primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução / BAND SP

O secretário-geral, Marcos André de Andrade, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), apresentou a ação de impugnação da candidatura do empresário Pablo Marçal. O pedido foi feito à Justiça Eleitoral de São Paulo na quinta-feira (8), mesmo dia em que o empresário representou a sigla em debate na TV Bandeirantes (BAND).

Segundo a ala representada por Marcos André, foram identificadas irregularidades na convenção que lançou o coach como candidato. Ele alega que a convenção feriu o regimento interno do partido, feita sem autorização expressa do Diretório Nacional da legenda. No documento, o secretário-geral afirma ter procurado o presidente da legenda, Leonardo Avalanche, mas foi ignorado.

Enquanto o caso se desenrola na Justiça Eleitoral, Pablo Marçal segue como pré-candidato da sigla.

PRTB, que partido é esse?

Para quem não lembra, a sigla foi fundada por Levy Fidelix, político conservador, famoso pela proposta do “Aerotrem”. Ficou conhecido também pela frase dita durante debate presidencial em 2014: “aparelho excretor não reproduz”. Fala pela qual acabaria condenado a pagar R$ 25 mil de multa.

Levy morreu aos 69 anos em 23 de abril de 2021. Embora pessoas próximas tenham afirmado que a causa da morte ocorreu por complicações da COVID-19, essa informação não foi confirmada pela família.