quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoIsrael ordena evacuação de 1,1 milhão de palestinos do norte de Gaza em 24h

Israel ordena evacuação de 1,1 milhão de palestinos do norte de Gaza em 24h

O exército israelense ordenou na quinta-feira (12) que os cerca de 1,1 milhão de palestinos que vivem na parte norte da Faixa de Gaza migrem para o sul da região nas próximas 24 horas.

A ordem foi dada por meio de um comunicado enviado aos moradores da região, que temem que seja um indicativo de que o exército israelense entre por terra em Gaza.

Israel afirmou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes da Faixa de Gaza e recomendou que os palestinos só voltem à região quando o governo israelense permitir.

A ONU pediu que qualquer ordem de ataque por Israel seja rescindida, “evitando o que poderia transformar o que já é uma tragédia numa situação calamitosa”.

Segundo a ONU, o comunicado foi enviado pouco antes da meia-noite no horário local. Assim, as 24 horas serão completadas às 18 horas desta sexta-feira (13), no horário de Brasília. A Organização afirmou que já transferiu seu centro de operações centrais para o sul de Gaza.

O conflito entre Israel e Palestina teve início no último sábado (7), após terroristas do grupo Hamas iniciarem um ataque sem precedentes contra o território israelense. Israel se declarou em guerra e os bombardeios entre os dois lados continuam desde então, com mais de 2.800 mortos até o momento, sendo 1.537 palestinos e 1.300 israelenses.

Conclusão:

A ordem de evacuação da parte norte da Faixa de Gaza é um novo capítulo no conflito entre Israel e Palestina, que já dura décadas. A medida é vista com preocupação pela ONU, que teme que possa levar a uma invasão terrestre israelense, com consequências humanitárias devastadoras.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias