Quais são os esportes que podem causar danos oculares?

Profissionais e amadores devem ter cuidado com as lesões e usar equipamentos de proteção específicos

Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay

São Paulo, agosto de 2024 – Os Jogos Olímpicos de Paris já acabaram, mas a proteção ocular durante a realização de esportes deve ser realizada durante o ano inteiro. Atletas amadores e de alto rendimento podem ter os olhos lesionados devido a descuidos simples ou colisões com objetos ou o mau uso de equipamentos de proteção necessários. 

Hello Bet
Hello Bet

Esportes como tiro e natação, por exemplo, só podem ser praticados se a pessoa possuir os óculos específicos, pois o contato com a pólvora ou o cloro podem ocasionar a inflamação da córnea. De acordo com a Dra. Samantha de Albuquerque, oftalmologista e consultora da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, qualquer tipo de esporte pode causar acidentes.


LEIA TAMBÉM

“Se uma pessoa pratica futebol, vôlei, basquete ou tênis, ela deve ficar atenta com a bola. Elas podem alcançar velocidades altíssimas e, se baterem nos olhos, o indivíduo pode sofrer com descolamento de retina, hemorragia e outras lesões graves. Os atletas profissionais possuem times de especialistas qualificados que acompanham os treinos – e os jogos – em segurança, mas quem se exercita por conta própria deve redobrar o cuidado”, afirma Dra. Samantha.

Além disso, indivíduos que praticam ciclismo, atletismo e corrida não devem usar óculos somente contra a poeira que pode vir do asfalto, mas também equipamento que os protegem dos raios ultravioleta (UV), que geralmente causam a sensação de corpo estranho nos olhos, irritação e até mesmo dor.

“É importante ressaltar também que esportes de luta, como boxe, judô e taekwondo têm maior probabilidade de causar lesões oculares – e em outras partes do corpo – devido à própria natureza do que é proposto. Ainda que não seja comum, o ideal seria usar equipamentos que protegem os olhos mesmos nestes esportes, adaptados para o rosto do atleta e o tipo de impacto que ele vai receber”, explica a especialista.

Por fim, a médica reforça a importância de visitar o oftalmologista regularmente e aponta que cuidados básicos como não tocar os olhos com as mãos sujas, não compartilhar objetos e não usar óculos de grau comum como proteção são as melhores opções para evitar acidentes. “Independente de ser um profissional ou um iniciante, comprar equipamentos de segurança é indispensável para manter uma boa saúde ocular”, conclui.