Listas para destrinchar: 100 melhores filmes do século

A melhor utilidade de uma lista é gerar polêmica, a segunda melhor utilidade é entretenimento

Jaqueline Ribeiro
por
Jaqueline Ribeiro
Jaqueline Ribeiro é bacharela em Comunicação/Jornalismo pela UEMG-Frutal, interessada por tudo o que conta histórias, escreve sobre livros, filmes e discos
O Tigre e o Dragão

A chegada ao primeiro quarto de século tem dessas coisas: pipocam listas sobre o que já foi produzido neste período. Se 25 anos é muita coisa, 100 anos é muito mais, então se torna de bom tom não correr o risco de esquecer algo tão rápido – além de sempre gerar discussão, não tem jeito. A nova lista é do The New York Times e o objeto elencado é filmes. Os melhores filmes do século. Críticas à parte, analisar a lista é uma delícia e praticamente não tem fim. Veja bem.

Do que observei, a maioria esmagadora dos filmes é dirigida por homens – são apenas 10 mulheres (11, se contarmos a dupla que dirige Pequena Miss Sunshine). Mais da metade dos diretores têm nacionalidade norte-americana. A segunda nacionalidade que mais aparece é inglesa com apenas 10 representantes. Aproximadamente 20 diretores são os únicos representantes da sua nacionalidade na lista, o brasileiro Fernando Meirelles é um deles.

E por falar em diretores, os mais de 500 profissionais que votaram parecem concordar que Christopher Nolan é o melhor diretor do século, afinal, é quem mais apareceu na lista (5 vezes). Será mesmo? Seguindo de perto, há um quatrilho de respeito empatado em segundo lugar: Alfonso Cuarón, Paul Thomas Anderson e os irmãos Coen. Aqui, a análise fica mais interessante. Nolan realmente tem mais filmes escolhidos, mas sua produção é quase o dobro de Anderson e Cuarón: enquanto Nolan dirigiu 11 filmes, Anderson e Cuarón dirigiram 6, cada. Ou seja, 4 dos 6 filmes deles são os melhores do século, mais da metade. Enquanto Nolan…

Há ainda outro elemento a ser observado na lista: as premiações. A maior premiação estadunidense é o Oscar, a mais badalada pelo menos, e aproximadamente 20 filmes receberam a honraria de melhor filme na categoria em que concorreram. Levando em conta que há as categorias de Melhor filme, Melhor filme estrangeiro e Melhor filme de animação, poderia haver algo em torno de 75, no mínimo, ou um pouco mais próximo da metade. 20 é um número bem baixo perto dos 100. 

Por último e talvez mais curioso é o ano de lançamento dos filmes. Os filmes da virada do século predominam. Saudosismo, será? O tigre e o dragão, Quase famosos, Gladiador, A viagem de Chihiro, Os excêntricos Tenenbaums, Amélie Poulain, todos são dessa época. A propósito, na lista dos melhores do século não há filmes lançados em 2020, 2024 e 2025. O pessoal de 2050 terá como missão salvar a memória desses esquecidos. Boa sorte para eles.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Assuntos:
Jaqueline Ribeiro é bacharela em Comunicação/Jornalismo pela UEMG-Frutal, interessada por tudo o que conta histórias, escreve sobre livros, filmes e discos