Sustentabilidade

Pesquisadora do Rio de Janeiro é premiada no Para Mulheres na Ciência 2023

Raquel de Almeida Ferrando Neves, pesquisadora da UNIRIO, recebe o prêmio na categoria ciências da vida por sua pesquisa dedicada à sustentabilidade ambiental

Raquel de Almeida Ferrando Neves
Raquel de Almeida Ferrando Neves - Foto: Divulgação

Com o projeto que tem como objetivo compreender o impacto da poluição de plásticos em ecossistemas aquáticos, Raquel de Almeida Ferrando Neves foi reconhecida pelo prêmio Para Mulheres na Ciência. A pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) foi vencedora na categoria Ciências da Vida, no programa que, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO no Brasil, celebra e destaca o impacto significativo das mulheres na pesquisa científica brasileira.

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 85% dos resíduos que chegam aos oceanos são plásticos e a expectativa é que esse número triplique até 2030. A fim de encontrar soluções que contribuem com um impacto positivo, o estudo da pesquisadora concentra-se em avaliar os efeitos da poluição por plásticos em organismos como mexilhões, ouriços e peixes, bem como nos ambientes aquáticos em que habitam. Essas contaminações podem impactar negativamente a população humana, uma vez que afeta os serviços ambientais que são fornecidos por sistemas aquáticos.

Graduada em Ciências Biológicas pela UNIRIO em 2009, Raquel consolidou sua expertise com mestrado e doutorado em Ecologia pela mesma instituição, concluídos, respectivamente, em 2011 e 2015. Sua dedicação à pesquisa sobre os impactos da poluição por plásticos em ecossistemas aquáticos a tornou uma referência na área. Além da dedicação através de seu estudo, ela é uma defensora da conscientização pública e da ciência cidadã. Atividades em escolas, espaços públicos e colaborações com pescadores destacam seu compromisso em envolver a comunidade na luta contra a poluição por plásticos, e sua principal motivação é o amor pela carreira que exerce.
 

“Acredito na ciência como instrumento de transformação social para a geração de conhecimento, suporte ao ensino e melhoria na relação com o meio ambiente e na qualidade de vida da sociedade. Não consigo me enxergar sem fazer pesquisa, cada conquista que alcanço é um estímulo para os novos desafios na ciência.”, afirma Raquel.
 

A Pesquisa

O estudo aborda a crescente problemática da poluição por plásticos, uma das questões mais desafiadoras deste século, dada a produção massiva do material nas últimas décadas. O projeto concentra-se na avaliação dos impactos dessa poluição em organismos como mexilhões, ouriços e peixes, bem como nos ecossistemas aquáticos com o objetivo de analisar como a poluição por plásticos afeta os serviços ambientais fornecidos pelos sistemas aquáticos e, por conseguinte, a população humana. Tais serviços incluem áreas de refúgio para organismos, participação na ciclagem de nutrientes, fornecimento de alimentos, controle de inundações e erosão, sequestro de carbono, além de oferecer oportunidades de lazer e esportes.
 

A pesquisa destaca a necessidade de aprofundar os estudos sobre os impactos específicos dos poluentes plásticos, como micropartículas e contaminantes químicos, em seres e ecossistemas aquáticos, com ênfase na detecção e caracterização da contaminação em ecossistemas de alta relevância ecológica, econômica e social no estado do Rio de Janeiro. Também reconhece o papel crítico das fontes de lixo local na poluição aquática por plásticos e propõe ações integradas de conscientização da população. Campanhas de redução de lixo e limpeza de praias são vistas como eficazes para reduzir a quantidade de plásticos que atingem zonas costeiras e rios.