Lula propõe 2 de Julho como nova data da independência do Brasil

5 de julho de 2024
1 min de leitura
Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na última quinta-feira (4), a intenção de estabelecer o 2 de Julho como uma segunda data oficial da Independência do Brasil. A declaração foi feita durante o lançamento da pedra fundamental Orion, em Campinas, interior de São Paulo.

Durante o discurso, Lula ressaltou a importância de valorizar a história nacional e reconheceu que a verdadeira independência brasileira foi consolidada após o 7 de setembro de 1822, tradicionalmente celebrado como o Dia da Independência.

Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo. Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses em 2 de julho em Salvador, na Bahia. Ali houve luta e houve mulheres heroínas. Muitas mulheres que lutaram para garantir a independência

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil

LEIA TAMBÉM

O 2 de Julho é comemorado anualmente na Bahia como o dia em que os últimos portugueses foram expulsos do Brasil. Desde 1822, os baianos buscavam a soberania nacional e um governo constituído por brasileiros, enfrentando a resistência da coroa portuguesa, que não queria perder o controle da colônia. A luta culminou em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram definitivamente derrotados em Salvador e forçados a deixar o país.

Na terça-feira (2), Lula participou do desfile em Salvador, acompanhado por fanfarras, políticos e grupos populares. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), mencionou que o presidente pretende incluir essa importante parte da história nos livros didáticos das escolas brasileiras.

André Luiz

Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, já atuei em algumas mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Membros da Atlética de Medicina da Faculdade Santa Marcelina com faixa que faz apologia ao estupro. Foto: Reprodução

Alunos de medicina da Santa Marcelina exibem faixa com apologia ao estupro

Faculdade investiga 24 estudantes após exposição…
Padre Júlio Lancellotti e vice-prefeito Mello Araújo discutem em centro comunitário

Vice-prefeito de SP vai discutir com padre Júlio e leva aula de cidadania

Confronto ocorre após acusações sobre dependentes…