ID Jovem permite que jovens viajem de graça pelo Brasil

Pouca gente sabe, mas o Programa Identidade Jovem,  conhecido como ID Jovem, é um documento online que dá a oportunidade a jovens brasileiros de viajarem de ônibus convencionais de graça, ou com descontos entre estados diferentes do Brasil. 

É necessário que o jovem tenha entre 15 a 29 anos, uma renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para ter acesso ao benefício.

lei 12.852/2013, prevista pelo Estatuto da Juventude, prevê a reserva de duas poltronas gratuitas, por viagem. Caso as poltronas gratuitas estejam esgotadas, o jovem terá direito de reservar mais duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens.

De acordo com o Decreto 8.537/2015, a reserva de vagas deverá ser feita com, no mínimo, três horas de antecedência da viagem e nos guichês físicos das viações.

As empresas que recusarem em aceitar o ID Jovem devem ser registradas no Reclame AQUI ou denunciadas por telefone (166) a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).