Centro Cultural Correios estreia mostra “Carvão” de Dudu Garcia

No dia 4 de abril, Dudu Garcia entra em cartaz no Centro Cultural Correios com a exposição “Carvão” de grande força poética e impacto visual. Neste novo trabalho, o artista carioca transforma o carvão, ferramenta essencial na arte de desenhar, em sujeito da obra. Na mostra com curadoria de Marcus Lontra e texto de Hélio Dias Ferreira o carvão vegetal traduz o negro absoluto, surdo, silencioso e seco.

Na linguagem de Dudu Garcia em sua obra, a apropriação do carvão carrega uma carga simbólica memorável da matéria em transformação. A identidade do carvão é associada também a revolução industrial. O projeto da nova exposição surgiu há dois anos, em pesquisa para a Mostra “Carvão-Ouro” com Curadoria de Fernando Cocchiarale, como conta Dudu Garcia.

— Em um primeiro momento, o foco era na simbologia de dois materiais, o carvão e o ouro, e relação existente entre eles. Na exposição “Carvão”, estendo os limites da minha pesquisa sobre tal. Apresento uma versão bi-dimensional que evidencia meu interesse pelo “Momentum”, o estancamento da matéria em transformação e a necessidade de organizar o caos. Já na versão tri-dimensional, a instalação sugere o infinito, o carvão deixou de ser e retorna em nova forma, como a força motriz de todo desenvolvimento da humanidade —  detalha Dudu Garcia.

A mostra “Carvão” ficará em cartaz no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios, até 27 de maio.

SERVIÇO:
Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Terça-feira a domingo, das 12 às 19h
Entrada gratuita