Davi Alcolumbre determina instalação da CPI do Crime Organizado após Chacina no Rio

Comissão terá foco em milícias, facções criminosas e possíveis vínculos com agentes públicos

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Davi Alcolumbre - Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta quarta-feira (29) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, cuja instalação está marcada para a próxima terça-feira (4).

A decisão foi tomada em entendimento com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), proponente da comissão.

A CPI terá a missão de apurar a estruturação, expansão e funcionamento das organizações criminosas no país, com atenção especial para a atuação das milícias e facções como o Comando Vermelho, que exerce forte influência no Rio de Janeiro. Além disso, investigará eventuais falhas estruturais nas políticas de segurança pública e possíveis vínculos entre agentes públicos e o crime organizado.

A criação da comissão ocorre em resposta à escalada da violência no Rio, evidenciada pela megaoperação policial realizada no dia 28 de outubro nos Complexos do Alemão e Penha, que resultou em mais de 120 mortes, entre civis e policiais, e prisões em massa.

Para Alcolumbre, a união de todas as instituições do Estado brasileiro é fundamental para proteger a população da violência que ameaça o país. A CPI também visa fortalecer a cooperação entre os poderes federal, estadual e municipal.

A instalação da CPI reforça a urgência de um debate mais amplo sobre segurança e o combate ao crime organizado, além de servir como mecanismo de controle e fiscalização das ações governamentais e policiais.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.