Força Lô

Lô Borges fez traqueostomia e tem quadro estável após sofrer intoxicação medicamentosa

Cantor e compositor mineiro permanece internado há dez dias em UTI de Belo Horizonte, sem previsão de alta

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Lô Borges - © Bárbara Dutra/Divulgação

Ícone da MPB, o cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, passou por uma traqueostomia no último sábado (25) para facilitar a respiração mecânica, numa tentativa de garantir maior conforto e eficiência no suporte ventilatório.

O procedimento foi realizado após o músico ser internado há dez dias na unidade Contorno da Unimed, em Belo Horizonte, devido a uma intoxicação medicamentosa que comprometeu sua saúde de forma grave, mas estável.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura da traqueia para permitir a passagem direta de ar aos pulmões, indicado quando a ventilação mecânica prolongada é necessária ou quando as vias aéreas superiores estão comprometidas. Segundo boletins médicos divulgados pela família, apesar do quadro grave, Lô Borges apresenta estabilidade clínica, com sinais vitais dentro dos parâmetros normais, e continua recebendo cuidados intensivos sem previsão de alta hospitalar.

Lô Borges foi um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, ao lado de Milton Nascimento. Suas composições icônicas como “O Trem Azul”“Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” e “Nada Será Como Antes” marcaram a história da MPB, influenciando gerações e sendo gravadas por grandes nomes como Tom Jobim e Elis Regina.

A mobilização de fãs e artistas tem sido intensa, e a agenda artística de Lô Borges foi suspensa para priorizar seu tratamento e recuperação.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.