segunda-feira, junho 9, 2025
22.9 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroEduardo Paes quer demolição de prédio da Alerj como presente de aniversário para o Rio de Janeiro

Eduardo Paes quer demolição de prédio da Alerj como presente de aniversário para o Rio de Janeiro

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, pediu um presente no mínimo inusitado no aniversário de 457 anos da Cidade Maravilhosa: A demolição do prédio anexo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para limpar a paisagem na região da Praça 15, no Centro do Rio.

Paes se referiu ao prédio como um “trambolho” e afirmou que sua presença prejudica a vista da cidade, que conta com o Paço imperial, o Chafariz do Mestre Valentim e o Palácio Tiradentes como vizinhos.

Em um vídeo publicado em sua conta na rede social Instagram, o prefeito do Rio de Janeiro pediu que o presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano (PT), e o governador Claudio Castro (PSC) abram mão do “Monstrengo” e que doem o prédio para a prefeitura, que se encarregaria de uma possível demolição.

Para Paes, seria um presente para a população carioca, que nesta terça celebra os 457 anos da Cidade Maravilhosa.

“Hoje é aniversário do Rio de Janeiro, 457 anos, e eu vou fazer um pedido de presente de aniversário para o nosso governador Claudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa, o nosso deputado André Ceciliano. Nós tiramos a perimetral daqui, eu to na Praça XV, olha que arquitetura fantástica que tem aqui. Tem o Paço imperial, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes. E aí tem esse trambolho aqui, que é esse anexo da Assembleia Legislativa. A Alerj se mudou lá pro Banerjão e não precisa esse negócio ficar mais aqui”, comentou Paes, que continuou: “Então meu pedido de aniversário, um presente de aniversário para os cariocas, governador Claudio Castro, deputado André Ceciliano, dá isso ai para a prefeitura e vamos implodir. Abrir essa fachada linda da nossa cidade. Obrigado. Estou esperando o presente. Valeu.”

https://www.instagram.com/tv/Caj_WqqL3S2/?utm_source=ig_web_copy_link

Vale lembrar que em seu primeiro mandato como prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes capitaneuou a derrubada do Elevado da Perimetral.

A Perimetral era um viaduto feio que que cortava a região portuária do Rio. A obra mudou a paisagem revitalizou o local e deixou o carioca mais intimo de sua cidade.

Iniciada em 2013, a demolição da perimetral valorizou a região e trouxe vários benefícios para a cidade . A reforma fez parte das mudanças que a cidade enfrentou para sediar as Olimpíadas de 2016.

Em 2020 Alerj tinha planos de transformar prédio em hospital

Apesar do desejo de Paes e de muitos cariocas, inclusive do secretário Chicão Bulhões, demolir o prédio não deve ser bem digerido pela presidência da assembleia e pelo Governador. Além disso, a Alerj aprovou em redação final, no dia 29 de outubro 2020, o projeto de lei 3.140/20, que autoriza a implantação do Hospital do Olho, especializado em oftalmologia, no Palácio 23 de Julho, o prédio anexo ao Palácio Tiradentes, sede do Legislativo. O texto seguiu para o governador em exercício, Cláudio Castro e foi sancionado..

Localizado na Rua Don Manuel, na região da Praça XV, na capital do estado, o prédio será desativado após a mudança dos trabalhos legislativos para o Edifício Lúcio Costa. A nova sede da Alerj agrupará todo o funcionamento da Casa, hoje dividido em três prédios: o Palácio Tiradentes, a sede administrativa na Rua da Alfândega e o Palácio 23 de Julho.

A medida foi assinada pelos deputados André Ceciliano (PT), Márcio Canella (MDB) e Rosenverg Reis (MDB).

Prédio pertence à União

Ao declarar voto, Rosenverg Reis lamentou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tenha tornado o projeto autorizativo com a justificativa de que não seria competência do Legislativo, já que o prédio pertence à União.

“A população precisa de um aparelho público como Hospital do Olho, e nada mais justo que esse prédio seja devolvido às pessoas. Conversei com o Cláudio Castro, que achou o projeto ótimo. Mas, com essa autorização, como o Estado vai adquirir o prédio da União? Mas vou ao presidente da República buscar essa cessão e entregar nas mãos do governador. Esse hospital é crucial para evitar que pessoas fiquem cegas”, argumentou Rosenverg Reis.

Claudio Castro autorizou criação de hospital no prédio da Alerj

O Diário Oficial do Estado dia 26 de novembro de 2020 trouxe a sanção de duas leis autorizativas pelo governador, então em exercício, Cláudio Castro.

O Governo do Estado poderá usar o Palácio 23 de Julho, o prédio anexo ao Palácio Tiradentes, sede do Legislativo, para a implantação do Hospital do Olho, unidade especializada em oftalmologia. É o que determina a Lei 9.107/20, que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (26/11). A medida é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Márcio Canella (MDB) e Rosenverg Reis (MDB).

Localizado na Rua Dom Manuel, na Praça XV, o prédio será desativado após a mudança do Parlamento fluminense para o Edifício Lúcio Costa, no Centro do Rio. A nova sede da Alerj agrupará todo o funcionamento da Casa, hoje dividido em três prédios: o Palácio Tiradentes, a sede administrativa na Rua da Alfândega e o Palácio 23 de Julho.

Relacionadas

Mortes de policiais dobram no Rio em 2025

Rio concentra 52% das mortes de agentes no país. Governo culpa STF, mas violência explode em áreas retomadas sem planejamento real.

Cláudio Castro afasta chefes do Bope após morte no Santo Amaro

Governador do Rio tenta conter crise após operação do Bope matar Herus Guimarães em festa no Morro Santo Amaro

Obras do Governo avançam em São Gonçalo

Município passa por intervenções na infraestrutura viária no MUVI, Parque RJ e Ciclorrota

Rio dá início às obras do Morar Carioca no Morro do Queto, em Sampaio

Neste sábado, também foram inauguradas as obras do Bairro Maravilha em Barros Filho e Costa Barros

PM agride estudante em Magé

Vídeo covardia policial contra jovem em abordagem da Operação Segurança Presente no Rio

BOPE mata jovem em festa junina no Rio de Janeiro

Ação policial interrompe evento comunitário no Catete com tiros, crianças em pânico e denúncia de execução

Farmácia na zona sul do Rio é interditada por falta de farmacêutico responsável

Em menos de uma semana, 20 farmácias foram autuadas pela SEDCON e PROCON-RJ

Guardas armados vão patrulhar 5% da cidade

Centro do Rio concentra metade dos crimes de rua e será laboratório da nova Guarda Municipal armada de Eduardo Paes

Ex-prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, morre aos 62 anos

Dennis deu entrada no hospital no último sábado (31), depois de ser transferido do Prontonil, em Nova Iguaçu.

Ex-prefeito da Baixada é internado em estado gravíssimo

Com pneumonia severa e entubado no CTI, político de Belford Roxo revive escândalos e falhas de gestão no noticiário fluminense

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online